Vendas
02/07/2021 • 5 MIN LEITURA

Doces para festas: o que você precisa saber antes de atender encomendas

Se você já trabalha com produção de doces e quer oferecer mais esse serviço, ou começando no ramo, pela produção de doces para festas, precisa preparar-se, principalmente para atender grandes demandas.

O que você precisa para atender encomendas de doces de festa

Antes de começar a atender pedidos de doces para festas, é importante entender que há um processo, com algumas etapas imprescindíveis, para que tudo saia a contento até a realização da festa de casamento, festa infantil, etc.

Festas e outras confraternizações trazem preocupações ao organizador, principalmente quando se refere aos “fornecedores”. Por isso, essas etapas precisam ser bem definidas e cumpridas para que você possa manter tudo sob controle e evitar imprevistos que possam comprometer sua entrega. Uma delas é o planejamento, que vai ajudá-lo a visualizar todo o processo, do começo ao fim.

Mas antes de fazer seu planejamento, atente-se a alguns pontos.

Doces para festas infantis

Recursos para produção de doces para festas

Você trabalha sozinha? Consegue produzir 400 ou mais docinhos por festa? Tem espaço ideal para armazená-los? Esses são alguns questionamentos que você deve ter em mente antes de oferecer seu serviço de produção de doces para festas.

  • Capacidade para atender grandes demandas:
    Se, por acaso, você trabalhar sozinha, tenha em mente sua capacidade de confecção. Se for preciso, considere ter um ajudante para encomendas maiores, ou até quem sabe, com um bom planejamento, automatizar a produção. Hoje, o mercado de confeitaria conta com máquinas próprias para fabricar docinhos, ótimas para quem atende muitas encomendas.
  • Ingredientes de qualidade:
    Os ingredientes são os principais responsáveis pela qualidade de seus doces. Por isso, escolha produtos nobres, que garantam o sabor especial de cada receita.
  • Quantidade mínima da encomenda:
    Outro ponto importante sobre o volume da produção é definir a quantidade mínima de cada docinho. Use suas receitas como base. Por exemplo: se a receita de um determinado doce resulta em 30 docinhos, tenha essa quantidade como mínima para ele.

Qual a quantidade de doces por convidado?

Você pode encontrar clientes que não fazem a menor ideia da quantidade ideal de doces para o número de convidados que terão em sua festa. Muitas vezes, solicitando a produção de menos ou mais que o suficiente.

Por isso, é importante que você saiba a média de doces por pessoa e consiga indicar uma quantidade que atenda todos presentes no evento. Em média, são recomendados 7 docinhos por convidado, mas vale considerar suas experiências com cada sabor e tamanho dos doces.

Preparação para a produção de doces para festas

Quando falamos de doces para festas, é importante preparar-se para atender os clientes mais exigentes, mesmo que nem todos o sejam. Então, oferecer um processo de contratação cuidadoso em cada detalhe, do primeiro contato à entrega da encomenda, pode ser o diferencial que seu cliente procura na confeiteira que irá preparar os doces para sua festa.

  • Procure entender tudo o que envolve o evento e pode interferir na escolha dos doces. Vai ser uma festa a céu aberto no verão? Então há alguns ingredientes, como o chocolate, por exemplo, que precisam ser evitados. Essa orientação pode fazer toda a diferença.
  • Festas mais formais e requintadas, como as de casamento, exigem que cada detalhe seja muito bem pensado e escolhido. Sendo assim, é importante oferecer uma degustação de doces com as opções do seu cardápio, para que o cliente escolha quais pedir para sua festa.
  • Enquanto sua divulgação ainda não tiver um grande alcance, faça parceria com buffets e promotoras de eventos. Contar com alguém que indique seu trabalho pode garantir seus primeiros clientes.
  • Você também precisa impor as suas condições, já que um trabalho bem feito exige tempo e dedicação. Defina um prazo de antecedência para as encomendas serem feitas, quantidade mínima e valores justos para o nível de seu trabalho.
mesa de doces de casamento

Profissionalize seu serviço de produção de doces para festas

Uma boa apresentação, sua e de seus doces, também é um fator significante para clientes que desejam profissionalismo na produção de doces para sua festa. Oferecer uma comunicação clara e objetiva, aparência profissional, com roupas e cabelo alinhados, unhas cortadas e limpas, além de doces com apresentação adaptada para cada tipo de festa, são investimentos que reforçam a ideia de cuidado na produção dos doces e levam ao convencimento de compra.

Para que você e seus clientes não sejam prejudicados por qualquer imprevisto, considere elaborar um contrato com as informações pelas quais ambos devam se responsabilizar. Além de garantir direitos e deveres para as duas partes, agrega seriedade e profissionalismo ao seu negócio.

Planejamento para atender encomenda de doces para festas

Agora que você já possui uma ideia do que é primordial na produção de doces para festas, planeje-se. No seu planejamento, defina os seguintes fatores:

Objetivo: se houver um objetivo específico, como, por exemplo, atingir o valor X, é importante levá-lo em consideração para saber o quanto você precisará trabalhar para atingi-lo e para nortear as próximas etapas.
Público alvo: tenha em mente os tipos de festas que deseja atender (festa infantil, casamento requintado, bodas, confraternizações, eventos…), isso ajudará você a definir a próxima etapa do planejamento.
Cardápio: com o público definido, você pode organizar seu cardápio com base no que é indicado para cada tipo de festa. Ex.: festa de criança pede doces com sabor e apresentação mais infantil, coloridos; casamentos pedem doces finos, com apresentação mais requintada, com sabor menos enjoativo.
Divulgação: além de contar com parceiros que indiquem seu trabalho, utilize as redes sociais a seu favor. Mostre a diversidade de doces de seu cardápio, o cuidado na produção, fotos de detalhes e de festas para as quais já levou seus doces, feedback de clientes, etc.

Mão na massa!

Agora que você já possui informações importantes sobre a produção de doces para festas, já pode colocar a mão na massa e começar a se planejar para atender encomendas. Vale lembrar que estudar também faz parte do processo. Então procure por um curso que agregue mais conhecimentos sobre como deve ser a produção de doces.

Esperamos que a matéria possa ajudá-lo a se preparar para alcançar seus objetivos!

Nos acompanhe no Instagram e Facebook! E confira todas as matérias do Blog Ideia.