Vendas
17/09/2021 • 4 MIN LEITURA

Venda consignada de doces: entenda e conheça as vantagens

Você já conhece a venda consignada de doces? A prática tornou-se comum no ramo alimentício e tem sido fonte de renda para muitas pessoas, sejam elas produtoras ou vendedoras.

Durante a pandemia de Covid-19, muitos viram-se em uma situação financeira complicada, em alguns casos, pela inevitável demissão, que deixou muitos brasileiros sem ter como pagar suas contas. Assim, muitos recorreram aos seus dons, hobbies e interesses para gerar uma nova fonte de renda, e o ramo de alimentos tornou-se uma opção.

Sabemos que nem todos carregam o dom ou o gosto de cozinhar, mas, ainda assim, o ramo pode gerar lucros com a venda de doces em consignação!

O método de venda consignada pode ser positivo para estabelecimentos comerciais, revendedores informais e para produtores, como você, que confeita.

O que é venda de doces em consignação

A venda em consignação funciona da seguinte maneira: um fornecedor disponibiliza seus produtos para revenda; o vendedor receberá uma comissão sobre o valor do produto que ele vender; os produtos que não forem vendidos serão devolvidos para o fornecedor sem que haja custos para o vendedor.

O vendedor paga ao produtor e recebe o valor correspondente ao que ele vendeu, não sendo obrigado a vender tudo o que lhe foi entregue.

Como aderir à venda de doces por consignação

Há duas frentes em que é possível aderir à venda de doces em consignação: 1 – Você é o produtor e coloca parceiros para vender seu produto, recebendo parte do valor pelo qual o produto foi vendido; ou 2 – Você é o vendedor de doces em consignação, ficando livre a necessidade de investir capital ou produzir.

Independente da situação, a venda de doces em consignação pode ser vantajosa para produtores e vendedores, apesar de não ser tão rentável quanto no caso da venda convencional para o público final. O lucro para quem vende em consignação pode variar entre 30% e 50% do valor dos produtos, que, normalmente, é proposto pelo fornecedor.

O formato de venda demanda de uma organização financeira e logística precisa e clara para que nada seja perdido. O controle de quantidade em estoque, datas de validade, lista de vendedores, prazo de coleta de renda, entre outros pontos, deve ser controlados para que não haja prejuízos. Um contrato assinado pelas partes envolvidas também é recomendado para impor seriedade e segurança no acordo.

Quais as principais vantagens e por que aderir à venda de doces consignada?

Até aqui você já deve ter pensado sobre alguns pontos que podem ser vantajosos e outros nem tão vantajosos assim. Como estamos considerando as duas frentes da consignação, também precisamos olhar para vantagens e desvantagens que permeiam esse tipo de negociação de venda de doces, para ambas as partes.

Vantagens para o fornecedor:

  • Foco em produção em maior quantidade com menor custo para distribuir entre revendedores;
  • Marca exposta no mercado, permitindo o reconhecimento e a expansão do negócio, sem que seja necessário grande investimento em marketing e divulgação;
  • Não há necessidade de ter um local físico ou loja on-line para disponibilizar seus produtos, o que, consequentemente, reduz custos;
  • Ter seu produto em diferentes lugares e estabelecimentos.

Desvantagens para o fornecedor:

  • Controle de prazos de validade em produtos distribuídos, que podem ser devolvidos e descartados caso tenha ultrapassado o prazo;
  • Imprevisão de quantidade que será vendida.

Vantagens para vendedores:

  • Nenhum custo de capital precisa ser investido para iniciar as vendas;
  • Não fica responsável pelos produtos e não tem prejuízos com os que não forem vendidos;
  • Estoque, qualidade, validade, entre outros fatores, são de responsabilidade do fornecedor;
  • Não precisa  preocupar-se com o processo de produção e distribuição.

Desvantagem para vendedores:

  • Pouca variedade de produtos oferecidos pelo fornecedor, sendo necessário contar com mais de um fornecedor, se quiser oferecer mais opções;
  • Interferência no lucro devido à dependência de terceiros para obter estoque;
  • Depende do estoque e da variedade do fornecedor.

Dica para quem quer aderir a venda de doces consignada

A dica crucial para quem quer aderir à venda consignada é: ORGANIZAÇÃO.

Claramente podemos observar que a venda consignada de doces não permite contar com um valor de lucro fixo, sendo necessária uma programação financeira com base em possibilidades imprevisíveis. É importante manter controle sobre os produtos disponíveis, vendidos e os que serão devolvidos.

Crie sistemas que permitam uma concentração das informações necessárias para que se tenha clareza em cada etapa do processo.

Empresas que oferecem o método de negócio

Uma busca rápida na no Google e você consegue encontrar diversas indicações de fornecedores de doces para venda em consignação e conferir as diferentes possibilidades de produtos.

Uma marca muito famosa que também oferece o método de negócio é a Cacau Show. Além de ser referência no segmento por sua proporção, não tem como deixar alguém insatisfeito com seus produtos. Uma ótima opção para quem tem dificuldade em encontrar representantes próximos, já que a empresa está presente em muitas cidades.

Esperamos que o post do Blog Ideia de hoje o tenha ajudado a entender e decidir se a venda de doces em consignação é uma alternativa vantajosa para você.

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