Marketing & Publicidade Vendas
21/10/2020 • 4 MIN LEITURA

Por que usar marmitas de papelão ao invés de isopor

As marmitas de papelão oferecem diversas vantagens diante de outras opções de materiais disponíveis no mercado. Entre as principais concorrentes estão as marmitas de isopor. Embora seja bastante utilizado, popular e até visto como vantajoso para o setor de alimentos, esse não é o material mais indicado para o transporte e armazenamento de comida.

O investimento em marmitas de papelão é a melhor opção para quem está começando e para quem já atua nesse segmento há algum tempo. Neste artigo, vamos explicar porque as marmitas de papelão são a melhor opção para o seu negócio. Acompanhe o conteúdo e aproveite!

Mercado de marmitas no Brasil é um dos mais promissores

marmitas de papelão; mercado de marmitas

O mercado de marmitas é um dos mais promissores na área de alimentação. Dados da Receita Federal revelam que a venda de marmitas cresceu 130% nos últimos cinco anos. O número de profissionais atuando nesse mercado passou de 102,1 mil, em 2014, para 239,8 mil, em 2019.

Um dos fatores que pode ter motivado o crescimento da comercialização desse produto foi a alta taxa de desemprego. O que indica essa possibilidade é que 94% dos empreendedores que estão atuando com a venda de marmitas estão cadastrados na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI).

O Portal do Empreendedor, ambiente onde os registros de MEI são feitos, recebeu quase 3 mil novos cadastros nesse segmento entre novembro de 2019 e janeiro de 2010. Ou seja, em menos de três meses. 

Já que o segmento é promissor e está recebendo cada vez mais interessados em atuar nele, o empreendedor precisa investir no seu negócio. A capacitação, os treinamentos e a oferta por produtos de qualidade são fatores fundamentais para quem quer se destacar e crescer. 

As embalagens, por exemplo, são fatores decisivos na hora da compra e na fidelização do cliente. Podem conquistar o público na exposição do produto ou, no caso do delivery, afastar o cliente que recebe um alimento em uma embalagem inadequada ou de má qualidade. Entenda melhor sobre essa questão das embalagens a seguir. 

Marmitas de papelão x marmitas de isopor: qual usar em seu negócio

Por muitos anos, as marmitas de papelão foram vistas como uma embalagem revolucionária que mudou a forma com que a comida era transportada. No entanto, a preocupação com a sustentabilidade, a personalização e a experiência do cliente fizeram com que as marmitas de papelão ganhassem mais espaço. Hoje, são vistas como um diferencial. Saiba por quê!

marmitas de papelão

Tendência global

O primeiro motivo para não usar embalagens de isopor é que há uma tendência global para a substituição desse material. Em diversas cidades do mundo todo as embalagens de isopor (poliestireno expandido) foram banidas em todos os estabelecimentos comerciais. A proibição inclui restaurantes e lanchonetes que tiveram que substituir esse recurso.

Um relatório publicado recentemente afirma que o isopor está entre os materiais mais poluidores, podendo até causar câncer nos animais. Esse é um dos motivos que tem estimulado um movimento para impedir o uso desse material.  

Sustentabilidade

As empresas estão mais preocupadas com o meio ambiente. Pequenas e grandes organizações já perceberam que a sustentabilidade deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade para quem quer ter um negócio promissor. 

A prova disso é o movimento pela adoção de práticas mais sustentáveis e o uso de recursos renováveis. As empresas querem reduzir seus impactos no meio ambiente. Com isso, além de reduzir custos e preservar os recursos naturais da terra, conseguem melhorar sua reputação com o cliente, que também está mais preocupado com essas questões. 

Economia

O papelão é um dos materiais mais econômicos para produção de embalagens. Muito mais econômico do que o isopor e pode ser reciclado diversas vezes. Por isso, ao investir em uma embalagem de papelão, além de reduzir o custo para o negócio, a empresa se certifica de que aquele material pode ser reutilizado pela indústria. 

Otimização da entrega

Um dos maiores problemas das embalagens de isopor é que em atrito ou por baixo de outros materiais pode ser danificada. Esse problema é mais difícil de acontecer com o papelão. Por ser um material mais flexível, o papelão se adapta facilmente ao ambiente em que está, podendo receber outras embalagens de papelão por cima ou nas laterais.

O máximo que pode acontecer é a embalagem amassar, mas esse problema é muito menor diante de um furo ou quebra de alguma parte do papelão. Dessa forma, o processo de entrega fica mais fácil e ágil, pois o entregador não precisa se preocupar mais do que o necessário com o transporte da embalagem.

Comida sempre quente

Assim como a embalagem de papelão, as marmitas de papel também conservam a temperatura da comida, mantendo tudo bem quentinho. Se essa era uma preocupação que você tinha, por isso, ainda estava dependente do isopor, não precisa mais se preocupar. Você consegue fazer as entregas das suas marmitas de papelão, mantendo a comida dos seus clientes bem aquecida. 

marmitas de papelão

Embalagem personalizada

Uma das maiores desvantagens do isopor é não permitir personalização. A personalização só pode ser feita com a adição de outro item, como adesivos. Isso torna o processo mais custoso e acaba não compensando, principalmente para quem ainda é pequeno ou está começando.

Nesse sentido, as marmitas de papelão saem em vantagem. Esse tipo de material pode ser personalizado de diferentes formas. Basta o empreendedor escolher e encontrar um fornecedor de sua confiança para produzir as embalagens personalizadas. 

É possível personalizar diferentes áreas da embalagem e criar uma experiência diferenciada para o cliente. As alternativas são diversas e você pode usar a sua imaginação para decorar as suas marmitas de papelão como achar melhor. 

Todos esses fatores que citamos neste artigo influenciam não só os custos para a empresa, mas também melhoram sua imagem diante do mercado e tornam a experiência do cliente diferenciada. 

Adotar as marmitas de papelão em seu negócio é uma forma de tornar o seu negócio mais competitivo e oferecer um atendimento tão bom quanto o de empresas que estão há anos no mercado. 

Quer saber mais sobre a produção de embalagens para o seu negócio? Siga os nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro das novidades.