Embalagem de Natal
22/10/2021 • 4 MIN LEITURA

Por que presenteamos no Natal?

Uma das datas mais queridas do ano está se aproximando e deixando muitos ansiosos pelos rituais mais significantes da comemoração. Entre comidas gostosas, luzes pisca-pisca e pinheiros verdinhos, a troca de presentes é uma das tradições mais aguardadas da data. Mas, por que presenteamos no Natal?

Com certeza você já deve ter se perguntado a origem da troca de presentes. O Natal é uma data cristã, marcada pelo nascimento de Jesus Cristo, em 25 de dezembro, o que faz com que as práticas em torno desse dia, também sejam originadas de costumes e práticas religiosas.

Você já deve ter ouvido falar sobre os reis magos que visitaram e levaram presentes a Jesus, após seu nascimento. Gaspar, Baltazar e Belchior levaram ouro, mirra e incenso, presentes esses que, segundo estudiosos, representavam a realeza, a divindade e a humanidade de Jesus.

Embora nossa troca de presentes não tenha significado tão especial quanto a feita pelos reis magos a Jesus, esse episódio inspirou a prática que é mantida até hoje. Mas, outra história também reforça esse hábito natalino.

Existiu um Bispo que, em época de Natal, colocava saquinhos com moedas nas chaminés de famílias carentes e presenteava crianças, em situações desfavoráveis, que viviam na região. Esse Bispo era São Nicolau, outro personagem presente nas histórias e tradições de Natal, que originou o querido e famoso Papai Noel.

Há troca de presentes de Natal no mundo todo?

Por mais que a data cristã exista em todo o mundo, em países em que predominam outras religiões, a comemoração do Natal não é uma prática comum. Em cada país, o Natal é comemorado de forma diferente ou com poucas semelhanças com as tradições brasileiras.

A entrega de presentes até acontece em alguns países, mas não exatamente como a feita por aqui. Na Bélgica, por exemplo, “levam a sério” que somente as crianças que se comportaram bem durante o ano receberão presente. Então, Saint Nicholas (São Nicolau) faz uma visita para dar “sermão”, verificar quais delas se comportaram e voltam, dias depois, normalmente no dia 06 de dezembro, para deixar o presente. Os presentes, claro, são entregues pela família, simulando que foram deixados pelo Saint Nicholas pela chaminé (na prática, as crianças que não se comportaram também recebem).

Ainda na Bélgica, a forte comercialização do Natal faz com que, após o almoço de celebração, no dia 25 de dezembro, haja mais trocas de presentes em algumas casas.

Por se tratar de uma das principais datas comerciais em grande parte do mundo, em alguns países, onde não é comum comemorar a data, como no Japão, por exemplo, as pessoas adotam o dia, e tentam estimular as comemorações, exclusivamente para movimentar o comércio local.

São Nicolau com presente de Natal

Produtos mais comprados para presentear no Natal

Não muito além do que se espera da data com o cardápio mais saboroso do ano, alimentos e bebidas são os itens mais adquiridos na época do Natal. Além de uma mesa com variedades de comidas ser uma das tradições natalinas, alimentos e bebidas são alguns dos presentes que não têm erro, agradam a todos.

Fica essa dica: aposte em doces e sobremesas para não errar no presente. Contem com embalagens temáticas para surpreender e deixar o presente dentro de Natal.

Panetones, bombons, brigadeiros, biscoitos, bolos, etc, mesmo os que não são tradicionais das festas de fim de ano, entram em jogo com decoração natalina. Uma ótima oportunidade para você, que é doceira! Além disso, embalagens com a temática natalina, deixam qualquer presente tão especial como a data.

Outros itens, que compõem a lista de produtos mais comprados nos finais de ano, para presentear, são: eletrodomésticos, itens de moda, perfumaria e cosméticos, itens de casa e decoração, jogos e brinquedos.

Compras de natal

O momento certo para entregar o presente de Natal

Tradicionalmente, o Papai Noel deixa os presentes embaixo da árvore de Natal na noite da véspera, para que as crianças os encontrem logo pela manhã, quando acordam. Assim, algumas famílias, que querem manter a mágica e a crença na existência do bom velhinho, escolhem alguém para fazer o papel de Papai Noel e a entrega dos presentes para as crianças.

Mas, com as adaptações dos hábitos tradicionais, a troca de presentes, principalmente entre os adultos, passa a ser através da brincadeira de amigo secreto, que pode acontecer a qualquer momento, desde a véspera do Natal, como antes ou após o almoço natalino.

Onde encontrar embalagens de Natal da Ideia

A Ideia Embalagens possui um catálogo completo de embalagens de Natal ideais para doces. Você pode fazer o download clicando AQUI. Além disso, você pode consultar nossa lista de revendedores para encontrar um pertinho de você. Confira na seção “Onde encontrar”, do nosso site.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Ideia, acompanhe-nos no Instagram e Facebook!

 Boas Festas!

Caixa de natalEmbalagem de natal