Receita Vendas
11/07/2022 • 3 MIN LEITURA

Leite condensado ou mistura láctea?

Não é de hoje que produtos com “mistura láctea” ou “composto lácteo” são vendidos nos mercados e causam grande confusão entre os consumidores, que muitas vezes só percebem a diferença do ingrediente quando a receita já não deu certo.

Você sabia que há diferença entre o leite condensado e a mistura láctea condensada? Apesar de serem parecidos, o sabor, a cor e a textura da mistura láctea são diferentes do leite condensado legítimo. O leite condensado é um produto utilizado para receitas, desde chocolates, coberturas, caldas e recheios de variados tipos, porém, fique atenta (o) na hora de comprá-lo, pois existem diversos tipos nos mercados.

No texto de hoje, você vai aprender a diferença e as características desses dois insumos a fim de não ser enganada (o) ao consumir um produto pensando ser outro.

Acompanhe!

Leite condensado ou mistura láctea – qual usar?

Assim como o leite condensado, a mistura láctea também é composta por leite e açúcar. Entretanto, sua concentração é completamente diferente. A mistura láctea condensada é composta por soro do leite, amido de milho e uma quantidade muito menor de leite puro, por outro lado, o leite condensado é feito com a redução da água no leite e adição de açúcar, o que faz com que sua textura e composição seja extremamente cremosa e docinha.

E justamente por isso, que os dois produtos são diferentes, tanto nos ingredientes, quanto no preço final. Desde então, a mistura láctea condensada é adotada por alguns fabricantes em razão do crescente aumento nos valores dos insumos e matérias primas usados pela indústria láctea.

O uso desses ingredientes é indicado para reduzir o custo ou mesmo aumentar o rendimento do alimento. Além disso, a adição dos ingredientes citados afeta na qualidade do produto, bem como, em sua consistência num todo, como sabor, odor, cor e textura, se comparado ao legítimo leite condensado. Vale lembrar que, as receitas também ficam completamente diferentes com o verdadeiro leite condensado, ok?

Existe também a diferença entre os cristais de açúcar de cada marca, também conhecidos como lactose.  Esses cristais surgem durante o resfriamento do produto, após a etapa de concentração do leite por evaporação.

Como ter certeza na hora de comprar?

Pois é confeiteira (o), isso não é somente exclusividade do leite condensado. Saiba que, hoje em dia é muito mais fácil encontrar latas de leite em pó integral de uma determinada marca ao lado do composto lácteo com fibras do mesmo fabricante, ou mesmo um creme culinário, no lugar do creme de leite.

Entretanto, alguns cuidados básicos são essenciais no momento da compra, fique atenta (o) a detalhes como: análise da marca, armazenamento do produto, embalagem e principalmente preço.

Lembre-se também de escolher comprar os alimentos de uma empresa ou marca confiável, que armazene bem o produto, a fim de chegar com qualidade nas mãos do consumidor final.

Como explicado, você pode até substituir o leite condensado legítimo por uma mistura láctea, porém, saiba que não vai obter o mesmo sabor e características do verdadeiro produto.

Certamente, quem trabalha com confeitaria sabe disso, agora se você for usá-lo somente no dia a dia para fazer um docinho caseiro aos finais de semana para a família, pode fazer a substituição sem nenhum problema, desde que não sinta diferença na receita.

Para preparar bolos caseiros deliciosos, brigadeiros, trufas e diversos doces para as vendas, é ideal um produto de qualidade como o legítimo leite condensado.

Portanto, para a sua confeitaria, o recomendado é utilizar produtos de qualidade, principalmente em receitas que utilizam 100% do alimento, o resultado é: receitas deliciosas e com uma consistência incrível!

Você também pode aprender como preparar o seu leite condensado caseiro, acompanhe a receita.

E aí, gostou desse texto? Para acompanhar mais dicas como essa, acompanhe o Blog Ideia e fique por dentro de todas as novidades.

Acompanhe-nos no Instagram.