Embalagem minimalista: tudo o que você precisa saber sobre essa super tendência
O minimalismo é um conceito que surgiu no século XX para expressar movimentos artísticos, culturais e científicos que se preocupavam em usar poucos elementos em sua representação. A tendência se espalhou e vem sendo aplicada em diferentes áreas da vida humana, como no consumo de moda, por exemplo.
A tendência conquistou o interesse de usuários que valorizam a estética, mas não gostam de excessos. A ideia é que os objetos e itens cumpram com a sua função de forma objetiva, evitando que outros elementos sejam adicionados de forma desnecessária. Dessa forma, a criação de um produto se baseia apenas nos recursos fundamentais para a sua concepção. Gostou da ideia? Saiba mais sobre o tema a seguir.
Como o conceito de minimalismo pode ser aplicado na indústria?
É importante entender que o conceito de minimalismo, aplicado na indústria, não está, necessariamente, ligado ao corte de recursos. Uma embalagem minimalista deve cumprir com a sua função, que é atrair, encartar e informar o cliente.
Independentemente do valor, o recurso deve ser preciso e evitar que um excesso de elementos seja utilizado para a produção do material.
Diversas marcas redesenharam o design de seus produtos para torná-los mais limpos e intuitivamente informativos. Na prática, isso quer dizer que, ao ter contato com uma embalagem minimalista no mercado, o cliente saberá imediatamente tudo que precisa sobre o produto.
Uma embalagem de alimento, por exemplo, pode conter apenas o nome da marca ou logo, sabor, ingredientes do produto e informações de contato da empresa.
3 dicas para criar uma embalagem minimalista
Há muito equívoco em relação ao minimalismo, principalmente quando é aplicado ao consumo. As empresas pecam pela falta de informação ou por criarem layouts que não são atrativos para o cliente.
O produto deve ser atrativo, funcional e informativo. Do contrário não vai cumprir com a sua função, decepcionando o cliente. Veja 3 dicas para desenvolver uma embalagem minimalista.
Avalie as embalagens existentes e faça um planejamento
Faça um levantamento com todas as embalagens que receberão uma repaginada. Pontue os elementos que podem ser eliminados e sinalize aqueles que são fundamentais para o entendimento da embalagem.
Caso seja a criação de um novo produto, faça uma lista com todas as informações que não podem faltar na embalagem.
Cuidado ao criar um conceito
Minimalismo é um posicionamento e a marca deve ter seus processos bem alinhados para evitar inconsistências na mensagem. Em geral, as marcas que investem no minimalismo, estão mais preocupadas com o meio ambiente. Por isso, não faz sentido ter embalagens minimalistas e processos esbanjadores ou que agridem a natureza.
Construa uma imagem forte
A criação de um novo produto costuma ser amparada pelo uso de campanhas, com identidades fortes, pois são mais fáceis de serem gravadas. Esse é um dos pontos em que o minimalismo esbarra. Ser muito simples, pode prejudicar a marca, fazendo com que o cliente não seja impactado pelo produto.
Além de ter uma embalagem com conceito forte, é preciso estar amparado por uma mensagem que impressione. Por isso, tenha atenção na hora de usar as palavras.
Confira algumas ideias de embalagens minimalistas
O minimalismo é um conceito o uso de menos recursos na realização de tarefas e processos. Dessa forma, o meio ambiente é um dos maiores beneficiados. As pessoas passam a consumir de forma mais consciente e a valorizar embalagens que não agridem a natureza, como é o caso do papel. Veja algumas ideias de embalagens de papel para usar em sua empresa:
1. Utilize recursos sensoriais para completar o layout
2. Leve uma mensagem de conscientização ao cliente
3. O logotipo ou selo da marca é suficiente para comunicar
https://designculture.com.br/wp-content/uploads/2018/09/0-2.jpeg
4. Insira apenas informações essenciais sobre o produto
https://designculture.com.br/wp-content/uploads/2018/09/0-3.jpeg
5. Invista em materiais recicláveis e na reutilização
http://www.abre.org.br/premio_2018/vencedores/sabonetes.png
6. O minimalismo também pode ser direcionado a diferentes públicos
http://www.abre.org.br/premio_2018/vencedores/amaro.png
7. Utilize uma comunicação simples e direta
http://www.abre.org.br/premio_2018/vencedores/cafe.png
8. Invista em embalagens e sacolas de papel
https://www.decorfacil.com/wp-content/uploads/2017/10/20171006lembrancinhas-branca-de-neve-23.jpg
9. Unifique a sua comunicação
https://miro.medium.com/max/700/1*IyZjVgkUjNmv4dOfOb4DIg.jpeg
10. Construa uma marca forte, que seja lembrada
https://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2011/01/m8.jpg
Gostou das opções? Comente abaixo qual foi a sua preferia.