Dicas para viver da confeitaria
Sim, é possível viver da confeitaria e faturar muito. Capacitação, persistência, encontrar o público alvo, inovar o negócio, entre outras dicas, são fundamentais para a sua confeitaria se destacar no mercado. Pensando nisso, no texto de hoje, vou apresentar dicas essenciais para você confeiteira (o) se destacar e continuar apostando na confeitaria.

Capacitação
Uma das dicas essenciais para todo e qualquer negócio é a capacitação. Use, abuse e explore ao máximo cursos específicos da área a fim de expandir o seu currículo e experiência no ramo.
Procure avaliar bem os tipos de cursos que você vai investir e ter alguns critérios na hora do investimento, como por exemplo, dar prioridade aos que de fato vão te dar retorno financeiro. E hoje, com o avanço da internet, é possível fazer bons cursos online, facilitando o acesso à capacitação.
Inovação
Você sabia que empresas que não investem e não inovam têm grandes chances de perder espaço no mercado? Inovação não é algo pontual, e sim constante. A palavra-chave do momento é inovação, portanto se você deseja que sua confeitaria cresça e se destaque no mercado, aposte nas tendências e no novo.
Uma boa dica é criar um catálogo de produtos para facilitar as vendas.
Outras recomendações importantes:
- Agregue valor ao produto ou serviço
- Alinhe e trabalhe as necessidades do seu público
- Simplifique e facilite o uso do produto ou serviço
- Aprimore e melhore a experiência do usuário
Público alvo
Defina o seu público alvo. Antes de abrir um negócio, é de extrema importância que você tenha em mente o tipo de público que deseja alcançar e as estratégias de vendas para fidelizá-lo.
A partir do momento que você conquistar o seu público, a tendência é que o seu negócio cresça gradativamente.
Algumas sugestões para você alcançar o seu público:
- Faça pesquisas para entender o comportamento do público-alvo;
- Desenvolva estratégias de comunicação para cada perfil de público;
- Faça um planejamento de comunicação anual;
- Crie relacionamento por meio de eventos;
- Utilize a segmentação do público nas redes sociais e canais digitais.

Explore o mercado
O ramo de confeitaria é bem amplo: engloba festas finas e festas simples, restaurantes, consumo de dia a dia, encomendas, bolos… uma infinidade de direcionamentos para investir. Por isso, conhecer as possibilidades e finalidades ajuda a definir suas apostas no ramo.
Persistência
A persistência é mais uma das características do comportamento de empreendedores de sucesso. Quem tem uma empresa, independente do seu porte, sabe muito bem das incertezas que afetam e fragilizam o negócio. Entretanto, sabemos que não é fácil chegar ao sucesso, obstáculos surgem a todo momento no dia a dia do empreendedor, porém é preciso ser persistente.
É fundamental que se tenha foco e objetivos muito claros. Com metas definidas, a sua persistência será direcionada. Coloque toda a sua energia no seu negócio, foque nos pontos principais, esqueça as dificuldades e veja o sucesso de pertinho. O importante é não desistir.
Execute novos projetos, lide com fatores externos, busque conhecimento e acima de tudo não desista. Persistir e ser flexível é um importante caminho para alcançar os seus objetivos e se permitir vislumbrar novas oportunidades.
Se você está começando, que tal abrir um MEI? Conheça as vantagens para a sua confeitaria.
Sucesso em sua jornada!
Para mais dicas, nos acompanhe pelo Instagram.
Até a próxima.
