Marketing & Publicidade Vendas
13/08/2021 • 5 MIN LEITURA

Como utilizar fotos de doces a seu favor e atrair clientes

Em tempos de redes sociais, onde as pessoas consomem muito mais conteúdo visual, não podemos negar que fotos bem produzidas são um importante fator de convencimento, e isso vale para qualquer segmento, de prestação de serviços a doces. 

Muitas vezes, não percebemos que somos convencidos a comprar por uma simples foto que foi pensada e produzida exatamente para isso.

Agora, imagine você, doceira, que sabe que seu produto tem potencial para deixar qualquer um com água na boca e morrendo de vontade de provar, produzindo fotos de doces que façam com que o público quase consiga sentir o sabor dele. Vai fazer sucesso, não é mesmo?

Então, vamos entender porque imagens são suas aliadas e quais as dicas para alcançar uma foto com detalhes de enlouquecer os fãs de doces.

Por que fotos de doces são aliadas na atração de clientes?

Somos naturalmente atraídos por imagens e, na internet, elas são o formato que mais chama nossa atenção, sendo mais provável que consumamos o conteúdo textual que as acompanha, do que se o texto estivesse sozinho, sem ilustrações, ou mesmo com uma foto mal feita.

Imagens são simples, diretas, falam por si e são mais fáceis de serem compartilhadas. Um grande exemplo para essa afirmação são os prints que fazemos dos textos para enviar, quando queremos guardar ou mandar para que alguém os leia. 

Mas, voltando as fotos de doces, responda: você atrai mais interessados quando fala que vende doces, ou quando mostra os doces que vende?

Quando você avisa sobre seus doces, você deixa que as pessoas utilizem a imaginação para criar uma ideia do que produz, que pode não ser exatamente como eles são. Mas, se você mostra imagens de seu produto, o cliente interessa-se, sente água na boca, fica com vontade de experimentar e, por mais que resista à compra de doces inicialmente, poderá fazê-la devido ao desejo que passou a existir por meio da imagem.

Já deu para entender o poder de uma boa foto do seu produto, não é mesmo? Mas não pode ser qualquer foto, ela precisa ser bem produzida para vender.

Dicas para fotos de doces que vendem

Existem alguns cuidados importantes para alcançar boas fotos de produtos, mas nada tão complexo que uma pessoa leiga não possa fazer. Atente-se para os seguintes pontos: equipamentos, configuração do equipamento, preparação do ambiente que será cenário e veracidade das fotos.

Equipamentos fotográficos

Quando falamos sobre câmera, existe um mar de possibilidades. Câmeras profissionais ou semiprofissionais, lentes diferentes, câmera de celular… Mas, vamos considerar que você vá utilizar um celular, então nossas dicas serão voltadas para isso.

Um grande problema quando usamos a câmera do celular, é que nem todas possuem uma boa qualidade de imagem. Mesmo que sua câmera não registre imagens profissionais e não haja outra, com as próximas dicas pode ser que você consiga extrair o melhor dela.

Configurações da câmera de celular para fotografar alimentos

Grande parte dos celulares atuais possui a opção “Pro” da câmera, que permite regular a temperatura da foto, o tipo de iluminação, o foco, o ISO e outras funcionalidades que permitem alcançar ótimos resultados. Outra opção, muito útil para fotografar detalhes, é a função macro, que permite fotografar próximo ao objeto, pegando textura nítida do que fotografar. 

Alguns celulares possuem a configuração própria para fotos de comida. Essa função é normalmente chamada de “Food” ou “Comida”. Seu diferencial é o foco direcionado, para criar efeito embaçado ao redor. Utilize essa função o mínimo que puder. Recorra a ela somente quando o local da foto não estiver preparado. 

Preparação do ambiente para uma foto de doce que vende

  • Antes de começar a fotografar, prepare o cenário.  Cenário? Vamos lá…

É importante certificar-se de que a câmera irá alcançar somente aquilo que vai compor a foto. Tire utensílios sujos, restos de ingredientes usados na receita e tudo que possa poluir a foto, mesmo que de fundo. 

  • Prepare a melhor versão da receita que você vende. Se houver corte, faça-o bem alinhado. Monte a decoração cuidadosamente, prepare um prato para mostrar como o produto pode ser servido, tudo pensado estrategicamente para que desperte o interesse do cliente.
  • Esqueça o flash da câmera, utilize softbox, ou equipamentos que possam simular um, cortando o excesso de luz artificial direcionada para o prato. Caso não seja possível contar com esse tipo de equipamento, prefira utilizar luz natural. Posicione uma mesa ou algo que possa portar o produto, perto de uma janela ou ambiente que entre a luz do dia.
  • Na hora de fotografar, pegue os melhores ângulos do alimento. Se for um bolo, por exemplo, mostre como é seu interior ao parti-lo, caso seja atrativo. Registre a calda escorrendo pela massa, a textura do recheio, a cor e brilho da fruta fresca que o decora. Tudo que possa deixar seu público com água na boca. 
  • Muito foco nessa hora! Certifique-se de que o foco da câmera está correto e todos os pontos do doce possam ser vistos nitidamente, com desfoque natural nos locais mais distantes ou menos importantes para a foto. Exemplo: Se colocar outros doces de fundo para criar o cenário, mas o que você quer destacar são os aerados de um mousse, não há problema que doces de fundo fiquem desfocados.
  • Não exagere na produção dos doces, caso não seja o que você sempre faz. Fotos exageradamente montadas e distantes do que você oferece para os clientes, podem gerar o que chamamos popularmente de “propaganda enganosa”, e isso pode resultar em prejuízos para seu negócio.

Confira algumas referências:

Gostou das dicas? Esperamos que elas possam enriquecer seus conhecimentos sobre fotos de produtos, para conquistar e atrair mais clientes. 

Nos acompanhe no Facebook e Instagram para ficar por dentro dos próximos posts do blog.