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27/08/2021 • 5 MIN LEITURA

Como o celular pode ajudar no processo de venda de doces

Sim, o uso do celular no processo de produção e venda de doces pode beneficiar seu empreendimento.

Não há dúvida de que a tecnologia está a nosso favor e é possível, cada vez mais, notar como ela facilita tarefas e processos, desde a comunicação com outras pessoas, até a automação de atividades que demandam tempo, concentração e dedicação.

Informatizar e automatizar completamente o processo de produção de doces pode demandar em alto investimento, mas, já podemos começar a usar a tecnologia a nosso favor, com aquilo que temos em mãos. Sim, o celular!

Listamos algumas formas de como ele pode ser utilizado a seu favor na produção de doces.

Compra de ingredientes para seus doces

A pandemia intensificou os serviços de digitalização de atividades, normalmente executadas presencialmente, como as compras em mercados. Muitas empresas de fornecimento de alimentos passaram a oferecer serviços on-line para os clientes efetuarem pedidos de produtos e solicitarem as entregas dos mesmos. Empresas de delivery logo atualizaram-se e acrescentaram uma seção especialmente para o mercado.

Empresas físicas que não puderam aderir a sites e aplicativos, passaram a aceitar pedidos por WhatsApp, com serviço de entrega próprio, para viabilizar as compras, evitando a exposição de seus clientes ao vírus da Civid-19 e, assim, não deixarem de vender.

Esses métodos vieram para ficar e digitalizaram mais uma etapa do seu processo de produção de doces.

Tecnologia para o cliente fazer pedidos

Você provavelmente já conhece muitas formas de automatizar os pedidos. Um exemplo é o iFood, o mais popular entre os aplicativos de delivery. Mas, existe uma infinidade deles, com condições e taxas que variam muito.

Algumas das plataformas disponíveis, além de funcionar para pedidos de delivery, podem ser aderidas em loja física, permitindo que o cliente faça o pedido sem que um garçom vá até a mesa , sendo necessário a presença dele apenas para levar o prato solicitado. Em muitos casos, o pagamento também pode ser feito pela plataforma.

Restaurantes que utilizam a ferramenta em espaço físico, normalmente disponibilizam um tablet na mesa ou um QR Code para que o cliente possa fazer o trâmite pelo próprio celular.

Contato com o cliente por meio de aplicativos e outras plataformas

Caso você atenda encomendas direto com o cliente, as redes sociais são importantes aliadas e oferecem ferramentas que podem facilitar o processo.

O WhatsApp Business oferece funcionalidades pensadas para empresas e empreendedores. Em sua conta, no aplicativo, você pode gerar um catálogo com seus produtos e valores, e deixá-los em perfil, com fácil acesso para o cliente.

O próprio WhatsApp dispõe de vídeos em seu canal no YouTube, que explicam como fazer seu catálogo. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=JXjuFrQrfbU

Além disso, você pode deixar uma mensagem automática, orientando o cliente para conferir o catálogo enquanto espera por sua resposta.

Ah, vale lembrar que plataformas como o iFood oferecem espaço para contato com o cliente no próprio aplicativo.

Catálogos digitais

Também é possível que você crie e personalize um catálogo em plataformas de design, como o Canva, para enviá-lo ao seu cliente em formato de imagem ou pdf. Assim, ele pode saber quais os doces você produz e valores, sem que seja necessária uma longa conversa.

Pagamento digital

Com tantas formas de pagamento, não há mais desculpas para o cliente ficar devendo. Métodos de pagamentos fáceis, como o pix, boleto e link de pagamento, não deixam margens para um calote. E com a pandemia e a necessidade de pagamentos digitais em evidência, as pessoas estão mais familiarizadas com esses métodos.

Aqui, no Blog Ideia, temos um post todo dedicado às formas de pagamentos. Confira aqui!

Payment for goods by credit card via smartphone.

Organização de encomendas e tarefas

Uma confeiteira com alta demanda precisa ser muito organizada, para não se perder nos pedidos ou causar confusão entre eles. Por isso, contar com uma agenda para anotar datas, prazos e tarefas, faz toda a diferença para seu negócio.

Para tê-la sempre em mãos, você pode recorrer a aplicativos de agenda, como o Google Agenda, onde você pode anotar e acionar lembretes para não se esquecer de nada.

Aliado à agenda, existem outros aplicativos do Google que podem ajudá-la nessa organização, como o Google Keep, que funciona como um bloco de notas, sendo ótimo para listar os itens que precisa comprar, entre outras funções.

Solicitação de serviço de entrega

Se você não oferece serviço de entrega próprio para seus clientes, uma ótima alternativa são as plataformas de solicitação de serviços de transporte, que funcionam como o Uber, mas para seus produtos.

Algumas alternativas desse tipo de plataforma são o 99 Entregas e o Click Entregas, que transportam vários tipos de pacotes e, ainda, dão opções de tipos de veículos para você escolher o que melhor comporta sua encomenda.

Divulgação de serviços de confeiteira

Não é só na hora de fazer foto que ele vai contribuir. Inclusive, confira nosso post sobre como utilizar fotos de doces a seu favor e atrair clientes.

Hoje, está muito mais fácil divulgar e fazer com que mais pessoas conheçam seu trabalho, graças às redes sociais. Sendo assim, utilize-as a seu favor!

Pelo WhatsApp, crie uma lista de transmissão com seus clientes, para divulgar novidades e promoções. No Facebook e Instagram, poste foto e use ferramentas como o Linktree, que permite que você coloque seus contatos, link de catálogo, link direto para WhatsApp e o que mais você julgar necessário para o cliente.

Além das redes sociais, cadastre-se no Google Meu Negócio para fazer com que pessoas que buscam o seu tipo de serviço, encontrem-na mais facilmente em uma simples busca no Google.

Com ajuda de um profissional de mídias sociais, você pode criar anúncios para fazer com que sua empresa seja divulgada para o maior número de pessoas interessadas possível. Funciona como o velho cartão de visitas, mas em formato digital e alcançando um grande número de pessoas que estão propícias a consumir seus produtos e serviços.

Essas são algumas formas para facilitar processos e permitir que tudo esteja em suas mãos. Esperamos que o post de hoje possa ajudar em seu processo de produção de doces.

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