Vendas
15/12/2021 • 3 MIN LEITURA

8 dicas para empreender como confeiteira

Parece que é só aprender a fazer doces e pronto. Mas empreender como confeiteira vai muito além da mão na massa, e envolve outras ações necessárias para alcançar o sucesso.

A confeitaria tornou-se uma das atividades mais adotadas, por necessidade durante a pandemia e, em muitos casos, levaram pessoas a tornar a profissão sua principal fonte de renda, resultado de muita dedicação.

Mas, por trás da satisfação do cliente, há um processo essencial para não se perder e manter tudo sob controle. Então, se você está começando a empreender como confeiteira, confira essas dicas que vão fazer total diferença para seus negócios.

1 – Conheça bem o mercado

O ramo de confeitaria é bem amplo: engloba festas finas e festas comuns, restaurantes, consumo de dia a dia, encomendas, bolos… uma infinidade de direcionamentos para investir. Por isso, conhecer as possibilidades e finalidades ajuda a definir suas apostas no ramo.

2 – Planejamento para empreender como confeiteira

Se você pretende crescer na confeitaria, o planejamento é a base do seu negócio. Por meio do planejamento, você traçará todo o percurso de suas produções de doces, como ele deve ser do início ao fim, para que, assim, você saiba exatamente como chegar ao seu objetivo.

Em seu planejamento, inclua, desde os gastos básicos, como a compra de utensílios e ingredientes, até a forma como serão feitos pagamento e entrega.

São as definições do planejamento que ajudarão a manter um controle financeiro e, principalmente, a precificar seus produtos e serviços. Aprender como precificar é uma das partes mais importantes, já que é por meio dos preços que você definirá quais serão seus lucros.

Mantenha o controle financeiro: anote, planilhe, calcule e não deixe que nada passe sem ser documentado.

3 – Nunca deixe de buscar conhecimento

Você não precisar saber fazer tudo para começar, mas nunca deixe de buscar conhecimento sobre empreender como confeiteira e aperfeiçoar suas produções. É essa constante busca por saber mais que garante o sucesso de seu negócio.

Pode ser que, a princípio, você não tenha como investir em bons cursos. Mas, hoje, já é possível encontrar aulas e tutoriais gratuitos e de extrema qualidade, sobre o assunto, na internet.

Tenha fome de novidades. Mantenha-se atualizada, inove, crie e não pare de aprender dentro daquilo que você decidiu oferecer aos clientes.

4 – Foque no que gosta e aprimore suas habilidades

Entre tantas possibilidades do ramo de confeitaria, você pode focar em algo no qual tenha mais habilidade e prazer em produzir. A princípio, pode ser que você ainda não saiba qual  linha deseja seguir. Mas, encontrar essa resposta garante assertividade e uma produção de excelência.

 Ao focar em algo, você pode obter cada vez mais conhecimento e habilidades, tornando-se uma confeiteira de sucesso e referência no segmento.

5 – Dê o seu melhor ao empreender como confeiteira

Ainda que você comece com pouco, sem muito conhecimento, dê seu melhor e faça bem feito. Oferecer algo realmente bom, conquista e fideliza seus clientes.

Conte com ingredientes de qualidade, mesmo que não sejam os melhores do mercado, adquira aqueles que não comprometam seu produto. Além disso, higiene e cuidado na apresentação são extremamente importantes para conquistar seus clientes.

6 – Conheça seu público

Entender o perfil de seu público, gostos, hábitos, o que os levam a comprar, o que valorizam em seu produto, entre outros aspectos, ajudarão na melhora de seus serviços para conquistá-los.

Conhecendo esse público, você consegue traçar estratégias mais assertivas e adequar sua produção, conforme o comportamento de compra desse perfil de consumidor.

7 – Invista no visual

Você sabe que a primeira impressão é o que fica, não é mesmo? É ela quem convence a compra na maioria das vezes. Inclusive, é o visual que faz com que muitas pessoas se enganem ao comprar uma sobremesa pelo que ela parece ser e descobrem que o sabor não corresponde ao visual.

Por isso, além da qualidade e sabor do produto, invista em seu visual. Isso vale para a finalização, o acabamento, a decoração do doce e para as embalagens do produto.

Nós, da Ideia Embalagens, temos uma infinidade de embalagens para doces, com diferentes temas e estampas para agregar valor ao seu produto. Você pode conferir nossos catálogos e encontrar na seção “onde encontrar” os revendedores mais próximos a você.

8 – Se organize ao empreender como confeiteira, da cozinha a rotina

Manter uma rotina bem organizada, nos diferentes âmbitos de seu empreendimento, é muito importante para garantir a eficiência do processo e cumprimento de prazos, mesmo que haja imprevistos.

Sua agenda, assim como seu ambiente de trabalho, deve possibilitar o melhor formato para a execução de suas tarefas como confeiteira.

Gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem a você empreender como confeiteira e alcançar o objetivo que almeja.

A Ideia confeita junto!

Acompanhe-nos no Facebook e Instagram.