Sem categoria
11/05/2021 • 4 MIN LEITURA

5 formas de pagamento para facilitar suas vendas

Em um mercado tão competitivo, cada diferencial conta na decisão de compra do consumidor. Portanto, as formas de pagamento que você, empreendedora, oferece, pode ser um importante fator para que escolham por seus confeitos na hora de realizar as compras de doces.

Quanto mais opções de pagamento, maiores as chances de venda. Mas, é preciso ponderar e decidir o que é melhor para seu negócio, pois alguns métodos são mais acessíveis e outros podem exigir taxas de adesão e mensalidades com valores que interfiram no seu lucro.

Pesquise e entenda como funcionam as formas de cobrança que você pode oferecer. Depois de colocar tudo na ponta do lápis e chegar a uma conclusão, decida sobre o que é melhor para seu negócio e para seu público.

Pix é um método de pagamento prático

O Pix chegou revolucionando os métodos de transações bancárias e facilitando os processos de compra e venda. A grande vantagem é poder fazer transferências imediatas, sem taxas para fazer e receber pela transação, e sem a necessidade de esperar até o dia seguinte para o valor constar em conta e obter a confirmação do pagamento.

É uma alternativa para o pagamento à vista, porém, sem precisar manusear dinheiro em espécie, o que torna a prática mais adequada e segura em tempos de pandemia.

O fato de a transação ser instantânea e muito mais rápida, comparada às transações mais comuns, TED E DOC, a transferência por Pix evita golpes como o do depósito com envelope vazio na boca do caixa eletrônico.

Máquina de cartão de crédito ou débito

O pagamento com cartão de crédito ou débito é o mais comum entre consumidores, por sua facilidade e segurança. Entre suas vantagens estão a possibilidade de parcelamento, no caso do crédito, e a não necessidade de ter dinheiro em mãos, no caso do débito.

E, para o seu negócio, o sonho de ter sua máquina de pagamento eletrônico própria, agora, está muito mais fácil de ser realizado. Hoje, o mercado oferece várias opções, das mais tecnológicas às mais simples, para todos os gostos e bolsos.

Com uma busca rápida na internet, você encontra empresas que oferecem máquinas bem pequenas, em formato de celular, sem fio, com conexão à internet, tela touch screen, pagamento por aproximação, com diversas bandeiras, etc.

A variedade também está na contratação do serviço. Você encontra ofertas de máquinas sem taxas de adesão, com valor único pelo aparelho eletrônico, menores taxas por determinadas transações, juros menores, entre muitos outros benefícios.

Na hora de decidir sobre qual empresa contratar o serviço, faça uma comparação entre quais são mais atraentes, pesando os prós e contras de cada uma, levando em consideração seu orçamento para investir e gastos a curto e longo prazo.

Cobrança com boleto bancário

O boleto bancário também oferece praticidade e segurança para você e para seu cliente. O método permite que o pagamento seja feito sem contato presencial: é só emitir, enviar e aguardar que o cliente pague até a data de vencimento.

Existem diversas plataformas que fazem a emissão de boletos, com taxas que variam entre elas. Para quem é MEI, a plataforma MEI Fácil oferece a opção de emissão de boleto de cobrança e, por ser uma plataforma voltada para Microempreendedores Individuais, vale a pena conferir as condições.

Outra maneira de emissão de boleto é através de bancos e carteiras digitais que, normalmente, oferecem o método como forma de depósito na sua conta da plataforma, podendo gerar o boleto sem custos.

Mas, fique atento, pois a maioria dos bancos e carteiras digitais disponibiliza um limite de emissão de boletos por mês.

Carteiras digitais como forma de pagamento

As carteiras digitais também cresceram e tornaram-se muito populares durante a pandemia, porque o método facilitou a vida de muitos empreendedores que precisavam fazer vendas e transações online, sem burocracia.

Pelo aplicativo, é possível fazer cobranças por meio de link e QR Code, e permite que o cliente pague como preferir, dentre as opções disponibilizadas, como cartão de crédito, parcelamento e uso de crédito disponível na carteira digital.

Link de pagamentos

Os intermediadores de pagamento, conhecidos por serem utilizados em lojas virtuais, também oferecem a possibilidade de gerar um link de pagamento sem que seja necessário ter uma loja online.

Basta ter cadastro na plataforma, preencher os campos necessários para gerar o link e enviar ao cliente. Assim, ela faz intermédio entre você e o cliente, que poderá escolher a forma de pagamento.

As plataformas intermediadoras possuem taxas, assim como nos casos das máquinas de pagamento eletrônico.  Por isso, é necessário conferir os valores, para garantir que caibam no orçamento de seu negócio.

Além dos valores a serem investidos nos métodos de pagamento, leve em consideração o seu público: se ele, normalmente, opta pelo uso de cartão de crédito, gosta de parcelar, ou prefere pagar no débito.

Um estudo do cenário pode ajudá-la a definir quais os melhores métodos de pagamento para seu empreendimento.

Esperamos que a matéria tenha sido útil para você!

Nos acompanhe no Instagram