Receita Vendas
19/03/2021 • 5 MIN LEITURA

5 doces saudáveis para fazer na Páscoa

Quando chega a Páscoa, um dos grandes desafios para quem tem restrições alimentares, leva uma vida saudável ou que possui intolerância a algum ingrediente presente nos doces tradicionais da data, é resistir à tentação e encontrar doces de páscoa adequados à sua condição.

Hoje, o mercado já disponibiliza chocolates sem glúten, sem lactose, sem ingredientes de origem animal, com menor quantidade de calorias, entre outras opções que podem abranger um público maior, aumentando suas vendas.

Então, se você é do time de doceiras que querem atender a todos os gostos, desejos e necessidades, vai gostar dessas cinco opções de doces saudáveis que podem substituir perfeitamente os convencionais ovos de Páscoa.

1 – Beijinho de coco low carb

O beijinho de coco não pode faltar, pois, assim como o brigadeiro, é um dos doces mais tradicionais. Na receita comum, mais calórica, são utilizadas grandes quantidades de açúcar. Mas, a receita que você vai conferir a seguir, pode ter metade do valor calórico da receita tradicional.

Além de poder ser consumido enroladinho, ainda pode ser utilizado como recheio de ovo de Páscoa saudável, com a casca feita de chocolate 70% cacau.

Ingredientes:

5 colheres (sopa) bem cheias de coco ralado fino (sem açúcar)

1 colher (sopa) de adoçante em pó (Stevia, Eritritol, Xilitol)

5 colheres (sopa) de leite em pó desnatado

1/2 xícara de leite de coco (grosso e sem açúcar)

Modo de preparo:

Junte o coco ralado, o adoçante e o leite em pó em um recipiente e, por último, acrescente o leite de coco, aos poucos, sem parar de mexer. Vá adicionando o leite de coco até chegar na consistência desejada.

Deixe na geladeira por pelo menos 15 minutos e pronto!

Obs: Para servir enrolado, pode ser necessário menos leite de coco, dependendo da consistência do leite escolhido.

2 – Creme de avelã saudável

A Nutella é uma das estrelas da Páscoa. Mas esse doce irresistível contém muitas calorias, o terror da vida fitness. A notícia boa é que há uma maneira de preparar uma receita de creme de avelã low carb e matar o desejo pelo doce de forma mais saudável.

Essa receita também é uma ótima alternativa para intolerantes à lactose, ao glúten e para diabéticos. Pode ser apreciado de diversas maneiras, como recheio de trufas e ovos de Páscoa, bolos, com pão e para comer de colher.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de avelãs torradas e descascadas

1 colher (sopa) de óleo de coco

1/4 xícara (chá) de cacau em pó

1/4 xícara (chá) de adoçante Xilitol ou outro adoçante dietético

Modo de preparo:

Bata as avelãs no processador até que forme uma pasta. Acrescente o óleo de coco e bata até fique homogênea. Ainda no processador, acrescente o cacau e o adoçante  e bata por, pelo menos, 1 minuto. Pronto! Ele já pode ser consumido.

Para um creme mais firme, leve a mistura à geladeira e deixe até que alcance a consistência desejada.

3 – Brownie de chocolate com biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é riquíssima em vitaminas importantes para o organismo, além de oferecer vários benefícios, como o auxílio no emagrecimento, controle do colesterol e melhora na imunidade.

O brownie, queridinho por sua consistência macia e cremosa, não poderia ficar fora dessa lista. Nada melhor do que um brownie gostoso e saudável, não é mesmo?

Ingredientes:

4 ovos

4 colheres (sopa) de óleo de coco

1 xícara (chá) de açúcar de demerara ou açúcar mascavo

200g biomassa de banana verde

5 colheres (sopa) de cacau em pó

½ colher (chá) de canela em pó

1 colher (café) noz-moscada moída na hora

1 xícara (chá) (100g) de nozes ou amendoim ou castanhas do Pará triturados.

Bata na batedeira os ovos, o óleo de coco, o açúcar demerara e a biomassa de banana verde. Quando a mistura estiver homogênea, adicione o cacau, a canela e a noz-moscada e, por último, as nozes.

Unte uma forma quadrada com óleo de coco e polvilhe cacau em pó. Despeje a massa na forma untada e asse em forno preaquecido por, aproximadamente, 20 a 30 minutos. Se preferir, acrescente frutas para enfeitar.

Rendimento de 8 porções.

4 – Bolo de chocolate saudável

Para as confeiteiras que produzem bolos especiais e temáticos na Páscoa, essa é uma ótima opção para oferecer aos clientes que fazem questão de manter uma alimentação mais saudável em todos os momentos, até mesmo na sobremesa após o almoço de Páscoa.

A receita de bolo de chocolate saudável também pode ser utilizada para a produção de cupcakes, sendo necessário apenas atentar-se ao tempo no forno, caso utilize forminhas próprias. Na hora de decorar, utilize frutas ou oleaginosas. Caso queira algo mais divertido, recorra a enfeites não comestíveis.

Ingredientes:

1 banana

4 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de cacau

1 ovo

2 xícaras e meia de farinha de aveia

2 colheres (sopa) de óleo de coco

1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:

1 colher (sopa) de cacau

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

4 colheres de leite de coco.

Modo de preparo:

Amasse a banana com um garfo e acrescente o açúcar, o cacau, o ovo e a farinha de aveia. Misture bem até formar uma massa homogênea. Por último, acrescente o fermento. Transfira para uma forma untada com óleo de coco e farinha de aveia. Coloque no forno a 180°C por 25 minutos.

Calda: numa panela com o fogo baixo, adicione o cacau e o açúcar mascavo e misture até começar a derreter. Adicione o leite e deixe ferver. Despeje sobre o bolo.

5 – Chocolate saudável de Páscoa

Não tem como falar de Páscoa sem pensar em chocolate. Então, trouxemos uma receita que pode ser uma ótima alternativa para o chocolate 70% cacau, na produção de ovos de páscoa mais saudáveis.

São apenas quatro ingredientes para ter um chocolate saboroso, que substitui perfeitamente os tradicionais. Mais uma opção para quem quer fazer doces saudáveis de Páscoa, sem dispensar o chocolate.

Ingredientes:

1 copo de óleo de coco

1 xícara de cacau em pó

6 colheres (sopa) de mel

1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Derreta o óleo de coco. Em seguida, em um recipiente, misture o cacau em pó, o mel e a essência de baunilha e mexa até ficar homogêneo. Despeje em um molde e resfrie na geladeira por uma hora.

A embalagem temática de Páscoa é o toque especial

Alguns dos doces mencionados podem ser vendidos em qualquer época do ano. Então, para deixar tudo com mais cara e clima de Páscoa, aposte em embalagens temáticas. Use embalagens com elementos que representem a data e deixe que seu cliente sinta-se parte da celebração, com ou sem ovos de chocolate tradicionais.

Gostou das dicas? Esperamos que essas receitas de doces saudáveis de Páscoa possam ajudar você a alcançar novos clientes e aumentar suas vendas!

Confira nosso catálogo e páscoa e revendedores próximos de você.