Caixas personalizadas Sacolas personalizadas
11/06/2021 • 4 MIN LEITURA

4 dicas para inovar as embalagens da sua empresa

Por que inovar as embalagens da sua empresa?

A princípio, as embalagens eram utilizadas apenas para manter a integridade do produto e facilitar o transporte. Com o tempo, elas foram adquirindo funções mais específicas e importantes, que vão para além da principal.

Se você acompanha as matérias do nosso blog, deve ter lido sobre o quão são importantes as embalagens para sua empresa (confira essa matéria) e, também, para o cliente. São elas que carregam a identificação do seu negócio e têm grande participação no convencimento de compra, além de agregar valor a seu produto.

Esse poder de persuasão incorporado às embalagens acontece quando ela é pensada com base no que sua empresa quer passar e na experiência que quer proporcionar para seus clientes.

Confira 4 dicas para inovar as embalagens da sua empresa.

1 – Tendências de estampas para inovar as embalagens de sua empresa

Você já deve ter notado os mesmos padrões de formas e cores utilizados em diversos materiais de comunicação de diferentes empresas. Isso acontece, comumente, quando esses padrões se tornam tendência, e empresas, que podem adaptá-la à sua marca, utilizam o estilo para deixar suas embalagens mais modernas.

Atualmente, estilos como o minimalista ou com formas orgânicas, por exemplo, podem ser observados nas estampas de embalagens e identidade de muitas marcas, junto com uma cor predominante, ou com combinação de cores pastéis e tons terrosos, dependendo do segmento da marca.

Identifique o que está em alta e analise: as tendências cabem no conceito e proposta da sua marca? Então, pode ser uma ótima oportunidade para inovar nas estampas e cores de suas embalagens. 

Inclusive, nossas embalagens de páscoa foram produzidas com formas orgânicas, tons terrosos e pasteis.

2 – Design diferente para inovar as embalagens da sua empresa

Quando se fala em inovar, podemos esquecer as caixas e sacolas tradicionais e dar lugar a novos formatos de embalagens. É hora de explorar toda sua criatividade e as possibilidades que seu produto oferece.

É possível uma forma diferente de abrir e fechar a embalagem? A caixa ideal suporta um recorte especial? Permite apresentar o produto de uma forma diferente? É possível agregar mais funções e praticidade a ela? Torná-la mais interativa e divertida?

Ao responder essas perguntas você pode identificar diversas oportunidades de inovar o design da embalagem da sua empresa.

3 – Campanhas e datas sazonais

Se sua empresa promove campanhas, utilizar embalagens que correspondam ao evento pode ser uma oportunidade de destacar-se. Saia do óbvio e utilize embalagens que surpreendam, emocionem e marquem aqueles que recebê-las.

Isso funciona para as datas comemorativas, que podem ser exploradas nas estampas das suas embalagens. A ideia pode servir, também, em datas especiais para a empresa, como aniversário de fundação.

4 – Funcionalidade para inovar as embalagens

Ao agregar funcionalidades à embalagem, que normalmente seria descartada, você dá mais utilidade e tempo de vida a ela.

Uma embalagem funcional pode ser reutilizada para outros fins, como também pode ser um complemento do produto principal armazenado por ela.

Um bom exemplo são as caixas que, além de guardar e dar segurança a seu conteúdo, também funcionam como parte de um presente, por conter uma estampa bonita, uma mensagem e um bom material durável, excluindo, assim, a necessidade de ser embrulhado com plásticos de presente. E, ainda, ser reutilizadas para armazenar outros objetos.

Produzir embalagens com materiais biodegradáveis ou reciclados, também acrescenta mais uma função à embalagem: a de reduzir os impactos negativos para a natureza. Ao optar por embalagens de papel, você dá um passo no compromisso com o meio-ambiente.

Com embalagens funcionais, você oferece mais do que o óbvio, agregando mais valor a ela e trazendo reconhecimento à sua marca.

Inove as embalagens para destacar-se no mercado

Um bom design, estampas diferentes e excelência nos materiais são critérios na hora da compra. São itens essenciais que tornam seu produto desejado pelo cliente, por mostrarem que o cuidado que sua empresa teve com a embalagem, terá com o produto.

As dicas são úteis para empresas de qualquer segmento (alimentos, roupas, calçados) e contar com um profissional especializado em embalagens pode ser determinante para que suas ideias de inovação em embalagem possam ser concretizadas com sucesso. 

Esperamos que as dicas ajudem no desenvolvimento das suas embalagens!

Confira em nosso perfil do Instagram, algumas da embalagens personalizadas produzidas por nós.