Embalagem de Natal Vendas
19/11/2021 • 5 MIN LEITURA

10 dicas para aumentar as vendas para as festas de final de ano

As festas de fim de ano são a oportunidade que muitas confeiteiras aproveitam para lucrar e iniciar o próximo ano com pé direito e dinheiro no bolso. Separamos algumas dicas para aumentar suas vendas e possibilitar o lucro desejado.

Final de ano é uma ocasião favorável às confeiteiras, por tratar-se de uma festividade representada por alimentos e pratos tradicionais, com os quais as pessoas deliciam-se, abrindo mão de dietas e limitações alimentares.

Em clima de Natal, no Blog Ideia há outras 3 publicações fresquinhas que podem ajudar com suas produções de final de ano. Confira:

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1 – Planeje-se para vender mais

Um bom planejamento pode ajudá-la a definir pontos decisivos de sua produção. Alguns pontos imprescindíveis são: escolha dos produtos para seu cardápio, definição de valores desses produtos, itens necessários à produção (utensílios, ingredientes, embalagens, etc), como será a divulgação dos pratos, formas de pagamento e entrega.

Então, com as dicas abaixo, planeje seus próximos passos para aumentar suas vendas para as festas de final de ano.

2 – Fique atenta às tendências

Analise o que está em alta e que tenha forte potencial para venda nas festas de final de ano. Essa dica vale para todos os diferentes itens que compõem seus produtos, da sobremesa às embalagens e formas de pagamento.

Manter-se atualizada surpreende e atrai mais clientes.

3 – Cardápio especial de Natal/Ano Novo para aumentar as vendas

Contar com um cardápio voltado para as festas de fim de ano pode deixar o cliente mais interessado, principalmente quando há procura por sobremesas para compor mesa de ceia ou para presentear.

Mas, caso haja dificuldade em incluir novas sobremesas em seu cardápio, dê uma repaginada naqueles que você já produz, mudando ingredientes, incluindo algum item natalino na receita ou apenas decorando com temas que remetam a data.

4 – Capriche na apresentação da sobremesa

O visual de seu produto é um importante fator para vender mais para as festas de fim de ano. Coberturas, decoração e embalagens são os itens principais para um produto visualmente mais interessante.

Compor seus doces com temas natalinos e utilizar embalagens apropriadas e seguras, agrega valor ao seu produto e chama atenção entre tantos outros.

 Capricho e cuidado são imprescindíveis para o cliente.

5 – Inove para diferenciar-se de seus concorrentes

Se há algo que pode ser melhorado, por que não arriscar? Às vezes, pode surgir insegurança ao tentar algo diferente do que já funciona para você, mas isso também pode elevar um degrau no interesse do cliente que busca algo novo.

Faça testes, verifique como serão a aceitação e o interesse de seu público.

6 – Crie promoções objetivas para aumentar as vendas

Ao invés de baixar o preço de seus produtos e desvalorizá-los, crie promoções que permitam vender mais sem que você sofra prejuízos, como: “compre e ganhe desconto na segunda unidade”, “desconto no primeiro pedido”, “pedidos acima de determinado valor ganham frete grátis”, “compre e ganhe desconto em outra categoria de produto”, etc.

Assim, você pode gerar motivação para que seu cliente compre aqueles itens ou faça o primeiro pedido para conhecer seu trabalho.

7 – Facilite o pagamento

Nossos hábitos de pagamento passaram por mudanças com a chegada do Pix e de outras facilidades da tecnologia, e tem conquistado cada vez mais adeptos, por sua praticidade. Sendo assim, é importante atualizar as formas de pagamento praticadas por seu do seu empreendimento para atender aos clientes que fazem questão de utilizar determinado método.

Essa dica também vale para quando você precisar comprar itens para sua produção de doces, pois há fornecedores que preferem os métodos de pagamento mais ágeis.

8 – Divulgação

A divulgação é uma etapa essencial para obter aumento nas vendas, pois é por meio dela que as pessoas conhecerão seus serviços e produtos. Sendo assim, capriche na comunicação e divulgação.

As redes sociais são uma ótima ferramenta nesse quesito. Então, use e abuse de fotos lindas e atrativas, divulgue seu cardápio, envie mensagem para sua lista do WhatsApp, compartilhe em grupos de vendas da sua cidade no Facebook, etc.

9 – Fidelização de clientes e aumentar as vendas

Reter clientes, além de ser um sinal de que seu produto agrada, ainda dá a segurança de saber que eles vão continuar comprando e, ainda, pode indicar seus produtos. Por isso, criar estratégias para manter um bom relacionamento com o cliente e fidelizá-lo é uma das formas mais eficazes para garantir mais vendas.

Você pode criar cartão fidelidade, promoções para quem já é cliente, promoção de “compre e ganhe desconto para a próxima compra”, entre outras possibilidades.

Mostre seu cuidado em todas as etapas e não deixe de dedicar-se no pós-venda. Entrar em contato para coletar feedbacks e mostrar preocupação com a satisfação do cliente, com certeza, marca o seu cliente positivamente a seu respeito.

Assim, até mesmo aqueles que contratarem seus serviços apenas para as festas de final de ano, podem voltar no ano seguinte para adquirir seus produtos em outras ocasiões.

Em resumo: valorize o cliente e faça-o se sentir importante.

10 – Ofereça o que há de melhor para seu cliente

Sempre que possível, certifique-se de que está oferecendo o melhor ao seu cliente: ingredientes ideais e de qualidade, boa apresentação, embalagem segura e atrativa, atendimento personalizado, entrega dentro do prazo e em perfeitas condições, etc.

Garantir o melhor é investir em seu negócio.

Embalagens que valorizam o produto e ajudam a vender mais

São as embalagens que vão chamar a atenção do cliente, principalmente se você trabalha com exposição de produtos em prateleira. Então, contar com boas e lindas embalagens pode ser determinante para a venda.

Sendo assim, busque embalagens que facilitem o consumo, que sejam práticas, com design diferente, temáticas, que tenham durabilidade e demonstrem o seu cuidado com o que faz.

Deixar que seu cliente perceba seu cuidado em todas as etapas de sua produção, desde o primeiro contato até a entrega, fará com que ele tenha mais confiança em seu trabalho.

A Ideia possui um catálogo cheio de embalagens natalinas, para você deixar seus produtos ainda mais interessantes. Confira, na seção “onde encontrar”, nossa lista de revendedores, onde você pode conferir os mais próximos de você.

Gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem a alavancar suas vendas para as festas de fim de ano!

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